.

.

.

.

.

.

Deputado Rodrigo Maia derrota Rogério Rosso e é eleito presidente da Câmara

|

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados. A votação teve 13 candidatos e foi encerrada nos primeiros minutos desta quinta-feira (14). O segundo turno foi decidido entre Maia e Rogério Rosso (PSD-DF), com vantagem para o democrata por 285 votos a 170. Logo após o anúncio do resultado, parte dos deputados entoou gritos de "Fora Cunha" no plenário. 

 Maia tinha o apoio do Palácio do Planalto e já havia sido cogitado para ser líder do governo de Michel Temer na Casa, mas foi preterido em favor de André Moura (PSC-SE). Rosso é aliado do seu antecessor, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e foi o presidente da comissão que analisou o processo de impeachment de Dilma Rousseff na Câmara. 

O terceiro parlamentar mais votado foi o candidato da nova oposição na Casa, Marcelo Castro (PMDB-PI), que teve 70 votos no primeiro turno. A eleição foi realizada após Eduardo Cunha (PMDB-RJ) renunciar ao cargo em meio às investigações contra ele na Operação Lava Jato e após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir pelo seu afastamento das funções como parlamentar. Maia permanece no cargo até fevereiro do ano que vem, quando termina o mandato que era do peemedebista e novas eleições serão realizadas.

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Ubatahosting