.

.

.

.

.

.

santa rosa

Estudo aponta que quem para de fumar também diminui consumo de álcool

|

Estudo aponta que quem para de fumar também diminui consumo de álcool

Um estudo publicado recentemente na revista BMC Public Health apontou que, ao contrário do senso comum, a tentativa de parar de fumar não aumenta a ingestão de álcool. Pelo contrário, diminui. Cientistas da Universidade College London, na Inglaterra, analisaram pesquisas que incluíam 31.878 pessoas com 16 anos ou mais. Entre março de 2014 e setembro de 2015, 6.278 dos entrevistados relataram fumar. Desses, 144 tinham tentado largar o vício na semana anterior à pesquisa. O levantamento pedia que os pesquisados completassem questionários sobre seus consumos de álcool. 

Com isso os pesquisadores puderam comparar o consumo de álcool dos fumantes que tentaram largar o vício com os que não tinham tentado parar de fumar. Os resultados apontaram que os que tentaram parar de fumar consumiam menos quantidade de bebida alcoólica do que os que não tinham tentado largar o vício. O resultado se opõe a estudos anteriores que afirmavam que parar de fumar pode aumentar o consumo de álcool, uma vez que ele passaria a ser uma forma de compensar a falta do cigarro. 

Os pesquisadores afirmam que uma possível explicação para essa associação é que fumantes que estão tentando largar o vício podem reduzir intencionalmente o consumo de álcool a fim de evitar a recaída. Os autores acreditam, ainda, que os resultados indicam que fumantes que tentam parar não irão, necessariamente, recorrer à cerveja ou à taça de vinho para preencher o vazio do cigarro. 

“Esses resultados vão contra a visão comum de que as pessoas que param de fumar tendem a beber mais para compensar. É possível que elas estejam ouvindo os conselhos de evitar o álcool por causa de sua ligação com a recaída”, diz Jamie Brown, principal autor do estudo. (Bahia Notícias) 

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Ubatahosting