.

.

.

.

.

.

santa rosa

Ubatã: Moradora denuncia envenenamento de gatos por "chumbinho" no 02 de Julho

|

FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA
Uma moradora do bairro 02 de julho, em contato telefônico com o Jornal Primeira Página, da Rádio Povo AM, que foi ar na manhã desta segunda-feira (17), denunciou um suposto envenenamento de gatos pelo uso do tóxico popularmente conhecido como "chumbinho", que ao que parece tem sido comercializado ilegalmente.

O "chumbinho" leva esse nome pela sua cor (cinza escuro) e formato (granulado), não tendo nenhuma relação com o metal chumbo. O tóxico também é conhecido em algumas regiões como "raticida Japan" ou "mil gatos", por seu uso no combate aos roedores.

Ainda conforme a moradora, não é a primeira vez que gatos são encontrados mortos com suspeita de terem sido envenenados na localidade. O efeito do "chumbinho" em animais é bem rápido, aparecendo 5 a 10 minutos após a ingestão. Os sinais irão depender do tamanho do animal e da quantidade ingerida. Grandes quantidades podem causar morte súbita. O veneno causa lesões nos pulmões, fígado e rins.

Com base na lei 9.605 (Lei de Crimes Ambientais), artigo 32, quem "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, poderá incorrer em uma pena de detenção, de três meses a um ano, e multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal. Da mesma forma, em casos de envenenamento a pena pode ser aumentada.

Nesses casos, como o do Bairro 02 de Julho, ocorrem investigações que visam apurar o autor do suposto fato criminoso, bem como do comércio ilegal do tóxico no município. Por ora, o uso de "chumbinho" é uma situação que preocupa à todos. (Notícias de Ubatã)

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Ubatahosting