.

.

.

.

.

.

Uso de redes sociais no trabalho exige cuidado e bom senso para evitar demissão

|


WhatsApp, Twitter, Facebook, Instagram. É só o celular apitar para logo atiçar a curiosidade de conferir quem falou ou fez o quê. Não à toa, as redes sociais acompanham a rotina das pessoas e dos profissionais quase que 24 horas por dia. Seja para auxiliar o trabalho, seja para postar uma foto com o colega ou um vídeo de comemoração pela chegada da sexta-feira. Mas cuidado: se no dia a dia deve-se ter cautela com o vício nas redes sociais, no ambiente profissional o cuidado deve ser redobrado, principalmente com o que é postado e o tempo gasto.

No trabalho, por mais que não sejam explícitos, existem limites e regras de conduta a serem seguidos quanto ao uso destas ferramentas de interação social. Falar mal da empresa, do salário, do chefe ou de um colega de trabalho, por exemplo, além de criar um ambiente de conflito e tensão, pode resultar em demissão por justa causa.

De acordo com o advogado trabalhista, Vitor Castim, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não proíbe ou regulamenta o uso das mídias sociais. No entanto, se a utilização for indevida, prejudicando o desempenho das funções, e se informações confidenciais forem divulgadas, expondo a empresa, o funcionário pode ter o contrato rescindido. “Na legislação trabalhista, não existe especificamente proibição sobre o uso de rede social. Mas, em ambiente de trabalho privado da empresa, o empresário tem a liberdade para instituir se permite ou não“, explica.

Para a presidente do conselho deliberativo da ABRH Seccional Bahia, Denilde Pereira, “as redes representam um avanço nas comunicações que é inegável. Não dá para proibir, mas o que a empresa precisa fazer é analisar se esse uso está interferindo na produtividade, e assim buscar soluções educativas”. Ela aconselha o trabalhador a ter sempre bom senso e a não confundir assuntos pessoais com profissionais, assumindo responsabilidade com o que é publicado. (Correio 24 horas) 

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Ubatahosting