.

.

.

.

.

.

Ubatã: Volume excessivo de carros de som tem gerado discussões no município

|

Resultado de imagem para carro de som
Foto Ilustrativa
Diversos populares do município de Ubatã-Ba tem utilizado as redes sociais para cobrar providências com relação ao volume excessivo de carros de som que realizam propagandas pelas ruas da cidade. Os "carros volantes" são meios tradicionais de publicidade, e geralmente bastante utilizados para a divulgação dos comércios, eventos, notas e informativos.

Ocorre que o volume excessivo da aparelhagem sonora tem incomodado comerciantes, servidores de órgãos públicos e população em geral. Algumas propagandas tem sido veiculadas em dias e horários impróprios, como às 07h dos finais de semana, e com volume muito acima do permitido em lei. Além disso, não tem sido respeitado os limites nas ruas próximas a órgãos públicos, escolas, postos de saúde e o Hospital. 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dispõe sobre isso em seu artigo 228. A lei determina que se considere infração “usar no veículo equipamento com som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo CONTRAN”.

Até o final de 2016, o limite era de 80 decibéis. Assim, era utilizado um decibelímetro, aparelho que serve para medir a intensidade das ondas sonoras. Porém, a partir de 19 de outubro de 2016, passou a valer a Resolução número 624 do CONTRAN, a qual modificou radicalmente a regra para o uso de alto-falantes nos carros. 
“Art. 1° Fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação."
Reuniões com o Ministério Público, Policia Militar, Poder Executivo e Legislativo estão na pauta para resolução do problema. (Notícias de Ubatã) 

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Ubatahosting