.

.

Idoso morre com Covid-19 na BA e tem velório com caixão aberto; família diz que não foi orientada e prefeitura nega

|

Idoso morre com Covid-19 na BA e tem velório com caixão aberto ...
Um idoso de 74 anos que morreu com Covid-19 teve o corpo velado em caixão aberto, na cidade de Itapetinga, no sudoeste da Bahia. Contrariando as normas do Ministério da Saúde, os familiares de Domingo Alves Moreira, velaram o corpo do idoso por cerca de 30 minutos.

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os falecidos devido à Covid-19 podem ser enterrados ou cremados, mas os velórios e funerais devem ter no máximo 10 pessoas, respeitando a distância mínima de pelo menos dois metros entre elas, bem como outras medidas de isolamento social e de etiqueta respiratória. Além disso, a cerimônia de sepultamento deve ocorrer em lugares ventilados e, de preferência, abertos.

Durante todo o velório o caixão deve permanecer fechado para evitar qualquer contato com o corpo. O protocolo recomenda ainda que seja evitada a permanência de pessoas que pertençam ao grupo de risco, como idosos.

Os familiares do idoso que morreu em Itapetinga relataram que não tiveram qualquer orientação. Já a prefeitura diz que não apenas avisou a família, como orientou a empresa particular que organizou o sepultamento. G1/BA

 

©2011 NOTÍCIAS DE UBATÃ ::: Conectado com Você !!! | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Ubatahosting